A AMCC

Em julho de 2015, um grupo de moradores da urbanização Colinas do Cruzeiro, depois de alguns comentários e conversas através de diversos grupos do facebook relacionados com a urbanização, resolveu marcar um encontro informal, para conversar sobre as preocupações comuns relativamente à urbanização em que residiam. Combinou-se para um sábado de manhã, e o encontro realizou-se onde é hoje o parque desportivo. Éramos poucos, mas tínhamos um objetivo comum: zelar pela preservação da zona onde residimos. Foram referidas algumas das preocupações ao nível da segurança, problemas de estacionamento, recolha de lixo, desinfestações, criação/preservação de espaços verdes.

Desse encontro surgiu a ideia de criar uma associação de moradores, uma vez que individualmente seria difícil fazermo-nos ouvir pelas diversas entidades. Resolvemos lançar mãos à obra e trilhar o caminho para a criação de uma nova associação de moradores. Realizou-se o levantamento do que era necessário, que custos implicariam, contactámos outra associação de moradores para saber como decorreu todo o processo de criação.

Juntou-se então um grupo de 26 moradores, que arrancou com a concretização do projeto. E foi assim que no dia 8 de fevereiro de 2018, nasceu a Associação de Moradores das Colinas do Cruzeiro.

A Associação de Moradores das Colinas do Cruzeiro (AMCC) tem como principal objetivo centralizar os problemas estruturais, de segurança, limpeza urbana, estacionamento e outros que ocorrem no bairro e, através de um representante eleito, estes problemas serem levados ao conhecimento do poder executivo municipal e cobradas as necessárias providências. Não está afeta a nenhuma força política, serve apenas para contribuir para a mais ampla solidariedade e o bem-estar dos habitantes e, para a valorização das Colinas do Cruzeiro.